sábado, julho 16, 2011

#FicaaDica: FIG 2011

Garanhuns está fervendo, rs Na verdade ontem tava um gelo, rs mas esse ferver é cultural, pois o FIG 2011 está acontecendo e vai até o dia 23 de julho. Conto abaixo minhas vivências por lá e no final deixo umas dicas para quem tiver interesse de ir lá aproveitar.

Primeira vez que ouvi falar do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi em 2006, quando um grupo de amigos programou a viagem numa excursão no dia em que haveria show do Nando Reis e Vanessa da Mata. Não conhecia Garanhuns, avisaram que era frio, mas ao descer do ônibus estranhei ao sentir a calça gelada. O õnibus ficou estacionado num posto a beira da BR e fomos andando para a praça Guadalajara (local dos principais shows), uns vinte minutos de caminhada e isso me permitiu naquela noite conhecer uma parte desta cidade. Passamos pelo Parque Euclides Dourado, artesanato e artigos de frio em várias barraquinhas. Comprei gorro e luva. Mais adiante encontramos uma praça com um fonte iluminada de verde e pedi ao grupo que posassem para a foto abaixo.


Foi a primeira vez que viajei com amigos e numa excursão bate e volta, foi bem  divertido.
Gostei muito de Garanhuns e felizmente no ano seguinte (2007) pude retornar, dessa vez para permanecer três dias, hospedada numa pousada com amigos. Na programação principal vi Lenine e Cordel do fogo encantado. Caminhamos pela cidade visitando os Casarões do artesanto, conseguimos ingresso para ir ao cinema de graça e curtimos muito a cidade.
Em 2008 não pude ir a garanhuns porque estava adoentada.
Mas em 2009 fui com minha mãe e meu irmão passar quatro dias, chegamos numa quinta e só partimos no domingo. Vi Maria Rita, Fernanda Abreu, Lenine, Mombojó, Rita Lee e muito mais. Minha mãe ficou encantada com o artesanato e com a cidade. Foi uma experiência ótima, a casa que dividimos com um grupo de amigos ficava próximo do palco principal e foi uma mão na roda.

Passagem de som de Lenine


Ano passado a grana tava curta e assim fui com minha mãe e meu irmão numa excursão ver o show do Skank. E esse ano fui de excursão ver o show do Pato Fu.



Dicas para aproveitar o FIG:
Excursão
Chegar antes das 21h para conhecer a Esplanada Guadalajara e poder escolher o melhor local para ver o show;
Por trás da antiga estação tem uma feirinha de artesanato;
Na Esplanada encontra-se barraquinhas com lanches quentes e chocolates deliciosos. Maravilhoso espetinho de morango com chocolate;
Há postos policiais em todas as entrada da Esplanada e não é permitida a entrada com garrafas de vidro.

Hóspede da cidade
Existem pousadas e hotéis muito bons na cidade.
Outra opção é alugar uma casa, reunindo um grupo de pessoas fica por um valor bacana.
O passeio turístico oferecido pelo SESC permite que você conheça os principais pontos turísticos e não sai caro.
O cinema é muito confortável e durante o Festival há sessões gratuitas, mas é preciso ir cedo tirar o ingresso.
Não é preciso caminhar muito para conhecer os parques (Parque Ruben Van Der Linden ou Parque Pau-Pombo e  Parque Euclides Dourado ou Parque dos Eucaliptos), são muito bonitos e tem muitas atividades interessantes nele.
Na rua do comércio tem um palco onde durante o dia acontece apresentações populares.

A programação do Festival fica disponível em média um mês antes do Festival.
Página do FIG no Facebook
Blog sobre o FIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário