domingo, outubro 13, 2013

cáli+eidós+scopo+io

Dar um presente é um gesto de carinho.
Só de me apresentar aos Caleidoscópios ou Calidoscópios na feira de San Telmo, Amanda já estava iluminando o meu olhar. Quis comprar um, hesitei, eis que Amanda me deu de presente. E como retribuição eu tento me presentear e presentear a todos através de vídeos e fotografias que faço através dele.

Por definição Calidoscópio é um tubo com espelhos que refletem objetos coloridos.
É possível construir um com réguas escolares, confira no vídeo abaixo.


calidoscópio 
ca.li.dos.có.pio 
sm (cáli2+gr eidós+scopo+io2) Fís Aparelho óptico formado por um tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido que se refletem em pequenos espelhos inclinados, apresentando, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis. 2 O que se assemelha a um calidoscópio, pela variabilidade do aspecto. Var: caleidoscópio.

Fonte: Dicionário Michaelis


Felizmente o meu Caleidoscópio é uma luneta, tem as três réguas de espelho, mas não é fechado com objetos coloridos, ele possuí metade de uma ximbra ou bola de gude na extremidade que funciona como uma lente convexa.

O que tem me proporcionado ver tudo a minha volta multiplicado e lindamente abstrato. Para conferir todos os vídeos que fiz com minha lunetilda, clique aqui.

Ações simples como olhar a paisagem em uma janela, através da luneta caleidoscópica transforma-se numa imersão abstrada entre a paisagem e suas formas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário